sexta-feira, 1 de novembro de 2013

CASPA: UMA ABORDAGEM GERAL

Sabe-se que fisiologicamente a superfície do nosso corpo – pele e anexos, principalmente couro cabeludo – se descama regularmente como mecanismo de renovação de nossas células e isto ocorre de maneira praticamente imperceptível aos nossos olhos. Quando essa descamação se torna excessiva com desprendimento de escamas visívies, isto se torna um grande problema sob aspectos como, incômodo, coceira, queda capilar e constrangimento social (pela descamação aparente).

A caspa enfraquece os cabelos, torna-os feios e obstrui os minúsculos poros do couro cabeludo impedindo-o de respirar. Quando o couro cabeludo é seco, a caspa é seca e escamosa, porém quando as glândulas sebáceas produzem muito óleo e o mesmo não é distribuído devido às obstruções (tampões), ele se mistura à sujeira e suor do couro cabeludo originando a caspa gordurosa que por sua vez, pode originar a dermatite seborréica.

Entre os vários fatores causadores da caspa estão: falta de higienização do couro cabeludo ou lavagens excessivas com quantidade exagerada de detergentes; aplicação local de medicamentos ou cosméticos à base de ácido que possam provocar irritações no couro cabeludo; escova, prancha e banhos quentes que induzem a produção de mais óleo pelas glândulas sebáceas e consequente formação de caspa; aplicação de condicionadores no couro cabeludo; resíduos de xampus e cremes que contém vaselina, silicone, óleo mineral entre outros compostos; alterações hormonais (gravidez, adolescência, menopausa); stress; alcoolismo; tabagismo; ingestão de alimentos como pimenta, chocolate, amendoim e frituras e a presença do fungo Pityrosporum Ovale.

A Tricoterapia é importantíssima nestes casos, pois atua com peeling, limpeza do couro cabeludo, Eletroterapia e produtos Tricoterápicos como xampus e loções que contém vários princípios ativos capazes de amenizar ou acabar com o problema.


GENI MENDES

2 comentários:

  1. Muito bem explicado,a cura das caspas e dermatites traz alivio de quem as tem pois as pessoasa se sentem constrangida.Percilia

    ResponderExcluir
  2. O resultado final com certeza é gratificante

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!